img-feed img-feed-email img-facebook img-twitter

Criatura ou filho de Deus ?

CRIATURA OU FILHO DE DEUS ?


“E disse-lhes:
Ide por todo o mundo,
pregai o evangelho a toda criatura.”.
(Marcos 16:15).

- Na sua condição natural, todo homem é uma criatura de Deus, ou pelo menos nasce como criatura de Deus.

- Quando Jesus ordena aos seus discípulos a pregarem o evangelho por todo mundo, repare que Ele não os envia aos filhos de Deus, mas sim as criaturas de Deus: “Pregai o evangelho a toda CRIATURA!”.

- Todos nós, antes de aceitarmos a Cristo Jesus como único e suficiente salvador das nossas vidas, éramos criaturas de Deus, mas depois de aceitá-lo, fomos adotados como filhos de Deus em Cristo Jesus.

“Mas, vindo a plenitude dos tempos,
Deus enviou seu Filho,
nascido de mulher,
nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei,
a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos,
Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho,
que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo, mas filho;
e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.”.
(Gálatas 04:04-07).

- Sem a adoção através de Cristo de Jesus, todo homem nasce, cresce, vive e morre como criatura de Deus.
- O homem só é considerado filho de Deus, depois de ser adotado com filho em Cristo Jesus.
- É interessante como muitas pessoas ainda não se deram conta disto, e para justificar algo que considera injusto dizem: “Eu também sou filho de Deus!”.
- E muitos dos que reivindicam serem filhos de Deus, na verdade não são filhos; são apenas criaturas ainda.
- Para deixar esta condição de criatura para ser filho de Deus, o homem deve crer no Filho de Deus, recebendo assim o Espírito de seu Filho, que clama: “Aba Pai!”.
“Porque todos sois filhos de Deus
pela fé em Cristo Jesus.”.
(Gálatas 03:26).
- Veja que é pela fé em Cristo Jesus, que nós somos filhos de Deus.


JESUS UNIGÊNITO E PRIMOGÊNITO:


"E o Verbo se fez carne,
e habitou entre nós, e vimos a sua glória,
como a glória do UNIGÊNITO do Pai,
cheio de graça e de verdade.".
(João 01:14).

"Porque os que dantes conheceu
também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho,
a fim de que ele seja
o PRIMOGÊNITO entre muitos irmãos.".
(Romanos 08:29).

- Acima lemos dois versículos, onde um diz que Jesus é o unigênito do Pai, e outro dizendo que Jesus é o primogênito de Deus.

UNIGÊNITO = Uni-Genito
UNI = Único
GENITO = Gerado
"O único filho gerado por alguém.".

PRIMOGÊNITO = Primo-Genito
PRIMO = Primeiro
GENITO = Gerado
"O primeiro a ser gerado por alguém.".

- Se unigênito quer dizer ÚNICO, e primogênito quer dizer “PRIMEIRO”, concluímos que antes da crucificação de Cristo Jesus, Ele era o único Filho de Deus.

- Jesus é chamado de “unigênito” no Antigo Testamento, mas no Novo Testamento, depois da crucificação de Jesus Cristo, Ele é chamado de “primeiro de muitos...”.

- Se antes da crucificação Ele era o único Filho de Deus, e hoje Ele é o PRIMEIRO de muitos, quem é o segundo, o terceiro, o quarto e os demais filhos de Deus?
- A resposta é simples: Eu, você e todo aquele que Nele está!
- Eu particularmente acredito que o segundo foi o ladrão que foi crucificado com Ele na cruz:


“E um dos malfeitores que estavam pendurados
blasfemava dele, dizendo:
Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém,
o outro, repreendia-o, dizendo:
Tu nem ainda temes a Deus,
estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça,
porque recebemos o que os nossos feitos mereciam;
mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus:
Senhor, lembra-te de mim,
quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus:
Em verdade te digo que hoje
estarás comigo no Paraíso.
(Lucas 23:39-43).


“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda:
Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno,
preparado para o diabo e seus anjos;”.
(Mateus 25:41).
- Apesar de o inferno ter sido criado originalmente para o diabo e seus anjos, tem um espaço vago para os incrédulos.
- Se não for ao inferno, pode ser noutro lugar, mas na casa do Pai só entrará quem é filho Dele:
“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros,
e os que se prostituem,
e os homicidas, e os idólatras,
e qualquer que ama e comete a mentira.”.
(Apocalipse 22:15).
- Ficarão de fora!
- O lugar onde as criaturas sem Jesus passarão a eternidade, é irrelevante, o certo é que ficarão de fora.
“Quem crer e for batizado será salvo;
mas quem não crer será condenado.”.
(Marcos 16:16).

- É muito simples: “Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado!”.
- A criatura pode não crer no SENHOR, e com isto ser condenada a ficar de fora da Nova Jerusalém.
- Ninguém é obrigado a crer no SENHOR, mas se não crêem, não podem ser chamadas de filhos de Deus.
“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos,
para que tenham direito à árvore da vida,
e possam entrar na cidade pelas portas.”.
(Apocalipse 22:14).
- Aqueles que lavam as suas vestiduras são aqueles que procuram se purificar de um estilo de vida pecaminoso.
- Eles se esforçam diariamente para permanecer fiéis e prontos para a volta de Cristo.
- A criatura não obedece, mas os filhos de Deus se preparam para volta de Cristo Jesus.


CONCLUSÃO:




“Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue,
nem da vontade da carne,
nem da vontade do homem, mas de Deus.”.
(João 01:12-13).

- Todo aquele que aceitou Jesus Cristo como Senhor de sua vida renasceu espiritualmente, recebendo uma nova vida de Deus.
- Por meio da fé em Cristo, este novo nascimento ocorre de dentro pra fora; nossas atitudes, nossos desejos e motivos são reformulados, mudados.
- Ao sermos gerados por nossos pais biológicos, tornamo-nos fisicamente vivos e membros de uma família terrena.; ao sermos gerados por Deus, tornamo-nos espiritualmente vivos e membros da família celestial.
- Você já pediu a Cristo para fazer de você uma nova pessoa?
- Este é o novo nascimento: “Quando deixamos de ser criaturas para sermos filhos de Deus!”.


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

Vencendo os Complexos

Vencendo os Complexos

Tema: CURA INTERIOR
Em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro
 II Coríntios 7.5

-Introdução: Os complexos aprisionam as pessoas. Um complexo é tudo o que complica e dificulta o viver provocando uma bagunça de sentimentos e emoções que se misturam.
    O apóstolo Paulo abre seu coração testemunhando que desde que foi para a Macedônia sofreu muito e enfrentou “lutas por fora, temores por dentro”. Estar na Macedônia era estar no lugar que Deus lhe mandou (Atos 16.9) por isso tinha forças para suportar tudo, mas precisou lutar para não ser absorvido pelos problemas externos que entram e se tornam complexos.
Muitas pessoas vivem em baixa autoestima porque sofreram bullying, foram criticadas demais e viveram em ambientes hostis. Vidas que foram oprimidas e não conseguem mais se levantar. Uma pessoa complexada absorve os problemas externos tudo se torna mais complicado.
Como vencer os complexos?
Vamos aprender como alguns homens de Deus venceram seus complexos:

1- MEDO > Moisés: Êxodo 3.10-14
Moisés conhecia o Egito e sabia quantos guardas, portões e barreiras havia par chegar até Faraó. Também conhecia as sentenças para quem afrontasse o soberano egípcio. Por isso Moisés teve medo quando Deus lhe chamou para libertar o seu povo da escravidão. Por várias vezes Moisés argumentou com Deus que não tinha condições de ser o libertador, mas Deus lhe mostrou que seu poder é maior que o medo. Para cada dúvida de Moisés, Deus lhe dava a certeza de que não estaria sozinho, então não havia o que temer (Êxodo 4.1-15).
O medo paralisa as pessoas. Todo medo é uma mentira baseada na hipótese da derrota. Contudo, a fé é a convicção que te dá coragem de lutar e vencer. Uma das bases do medo é o sentir-se sozinho. Por isso Deus tantas vezes diz na sua palavra “não temas” e “eu estou contigo”. O próprio Senhor Jesus disse subindo aos céus disse que “eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.20).
Você está com medo?
Você não está sozinho!
                           
2- INFERIORIDADE > Gideão: Juízes 6.11-16
Gideão estava vivendo um momento de conflitos no meio do seu povo que estava sendo massacrado pelos inimigos. Mas dentro de Gideão havia um sentimento de pequenez que o levou a se esconder no lagar (v.11) e pensar que sua família era inferior a dos outros (v.15). Diante disso, Deus levantou a estima de Gideão chamando-lhe de “homem valente” (v.12) e forte (v.14).
O complexo de inferioridade inibe a capacidade da pessoa que não acredita em si mesma. A inferioridade é um pensamento que te faz sentir menor do que realmente é. Jesus compreende você porque mesmo sendo o Deus grandioso que criou todas as coisas, foi capaz de se humilhar em forma humana, sabendo que seria exaltado acima de tudo (Filipenses 2.1-10). Por isso Jesus deixou uma garantia de que “todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11). Não acredite que você não tem valor, pois você foi comprado por alto preço, pelo sangue de Jesus.
Você se sente inferior às pessoas?
Deus valoriza e ama sua vida!

3- AUTOCOMPAIXÃO > Elias: I Reis 19.9,10
Elias foi um dos profetas mais usados por Deus. Mesmo assim fugiu de Jezabel quando lhe ameaçou de morte e por isso se escondeu numa caverna. Foi ali dentro da caverna que Deus lhe perguntou duas vezes “que fazes aqui Elias?” (I Reis 19.9,10 e 13,14) e ele desabafou com o Senhor dizendo que estava sozinho porque todos os outros profetas já tinham sido mortos. Sua fala é cheia de autocompaixão e a resposta de Deus tratou sua autocompaixão desafiando-o a sair da caverna e continuar seu ministério ungindo reis e profetas (I Reis 19.16-19).
Autocompaixão é ter pena de si mesmo. Quando a pessoa pensa que está só e ninguém lhe ajuda, então começa a ter dó de si próprio para suprir sua falta de apoio. Infelizmente este é um sentimento vazio que só traz perca de tempo e aumenta o sofrimento. O ideal é se levantar e reagir “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (II Timóteo 1.7). Não pense que você é vítima tudo e todos. Assuma sua responsabilidade e lute para mudar a situação.
Você tem pena de si mesmo?
Levante-se e tome atitude de servo de Deus!

4- DISCRIMINAÇÃO > Jeremias: Jeremias 1.4-9
Jeremias era bem jovem quando foi chamado por Deus e por isso achou que não seria aceito pelas pessoas como profeta. Sabia que a sociedade judaica era muito seletiva e uma pessoa só era considerada alguém depois de sua maioridade e após ter realizado algum feito considerável. As crianças e jovens não eram nem mesmo contados. Deus não aceitou sua desculpa e lhe garantiu que foi escolhido especialmente para este ministério antes mesmo de seu nascimento (v.5).
A sociedade estipula padrões que ditam o que é bom ou ruim. Deste modo as crianças são discriminadas se não tiverem o brinquedo novo, os jovens são excluídos se não tiver acesso à tecnologia, mulheres devem estar na moda e manter o corpo em forma e os homens precisam ter o melhor emprego e carro do ano. Como servos de Deus, precisamos nos libertar disso tudo e saber que somos escolhidos pelo Senhor “porque para com Deus não há acepção de pessoas” (Romanos 2.11).
Você está sendo discriminado?
Deus te aceita como você é e te transforma!
Os complexos podem ser vencidos!
-CONCLUSÃO:
Se uma lagarta pensasse que é feia e que vai rastejar sua vida toda, deixando de se preparar ou construir o casulo para o futuro, certamente nunca se transformaria numa borboleta para voar tão longe.
Talvez você esteja sofrendo com complexos como o medo, a inferioridade, autocompaixão ou discriminação. Conte tudo para Deus abrindo o seu coração diante do Senhor que pode te curar. Se todos já te decepcionaram, saiba que Jesus nunca vai te decepcionar e você pode confiar nele para sempre como seu melhor amigo. O melhor remédio é dado pelo Médico dos médicos, mas é preciso se entregar no divã de Deus para ser tratado por ele.
Qual é o seu complexo?
A História de Jefté Tem Uma Mensagem Para Você!



Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Gade Js 12:1; Js 12:6  e Js 13:1  – Na divisão das terras depois da conquista de Canaã por Josué, a tribo de Gade(7º filho de Jacó) ficou com a terra além do Jordão – a terra de Gileade. O nome de seu pai era também Gileade.
Depois de ser expulso de casa por seus meio-irmãos por ser filho de uma prostituta, ele foi viver em Tobe, a leste de Gileade e foi viver com homens levianos. Os amonitas entraram em guerra contra os israelitas e não tinha nenhum homem com as qualificações de Jefté, homem valoroso e guerreiro e os anciões foram buscá-lo na terra de Tobe. Estrategicamente Jefté tentou negociações com reinos vizinhos, pois não queria derramamento de sangue, porém todas as negociações foram sem sucesso. Partiu para o 2º plano que foi o ataque sob a direção de Deus.
Antes de partir para a guerra, ele fez um voto ao Senhor, que caso ele retornasse para casa vitorioso, quem primeiro da porta de sua casa saísse ao seu encontro, esta pessoa seria oferecida em holocausto ao Senhor. Ele voltou vitorioso, mas quem saiu-lhe de casa ao seu encontro foi sua filha única, Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás. (Juizes11:36) Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
A HISTÓRIA DE JEFTÉ CONTÉM UMA MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ
01.  O NOME DE JEFTÉ ESTÁ NA GALERIA DOS HERÓIS DA FÉ
Se você fosse escrever uma lista de heróis, será que você colocaria na lista uma prostituta ou um filho de prostituta?!  Provavelmente,  não!... -   Entretanto, na galeria dos heróis da fé de HEBREUS 11, nós encontramos o nome de Raabe, aquela prostituta que salvou a vida dos espias de Jericó. E encontramos também o nome de JEFTÉ, cuja mãe era uma prostituta.   Veja Hb 11:31  Hb 11:32   (Raabe e Jefté) e, observe o que diz Hb 11:38  e Hb 11:39  a respeito deles....
Não importa qual seja a sua história ou a sua origem... você pode ser alguém que tenha sido escolhido por Deus...
Você já sabe alguma coisa sobre isto? O Senhor já lhe disse que você é um escolhido? Lá dentro, em uma parte muito interior, você sente a convicção de que Deus tem um propósito especial com você nesta terra?
Pense um pouquinho em Jefté: Nascido de uma prostituta numa época em que os preconceitos eram bem mais acentuados que hoje; criado com seu pai numa família que simplesmente não o aceitou; ele foi, durante toda sua infância e juventude, um filho rejeitado; foi expulso de sua casa e de sua cidade para não ter direito na herança de seu pai; viu-se obrigado a fugir, temendo talvez, pela própria vida; e, por último, teve que ir morar numa maloca com pessoas de má fama...
Sua situação é pior que a dele? A história dele é parecida com a sua?
Jefté era alguém que tinha tudo para ser um homem fracassado. Todavia, isso não exerceu influência sobre sua personalidade... Ele era líder, era valente e querido por seus conterrâneos. JEFTÉ ERA UM ESCOLHIDO!
02.  JEFTÉ TINHA UM PAI OMISSO
Gileade, seu pai, em momento nenhum interveio a favor de seu filho Jefté. Os meio irmãos deste o desprezaram e, provavelmente, foram instigados pela própria mãe, por questões de ciúmes, de vingança. O pai, em situações assim, tinha que impedir qualquer atitude de desprezo para com seu filho que não era culpado de ter nascido nestas condições.
Mas, Gileade foi omisso. Mesmo quando os seus filhos expulsaram a Jefté, forçando-o a fugir, ele parece ter feito de conta que não tinha nada a ver com isto.
Fica aqui uma mensagem para os pais. É de sua responsabilidade a maneira como seus filhos são criados. É de sua responsabilidade dar a cada filho, em particular, proteção, apoio e condições para se desenvolver como pessoa e como cidadão.
Se, por acaso, você também tem um filho ou filha que é fruto de seu deslize moral, não o trate com menosprezo, e não permita que seus outros filhos o façam. Tente criar um abiente em que todos tenham os mesmos valores e direitos.
03.   DEUS MESMO CRIOU O AMBIENTE FAVORÁVEL AO SUCESSO DE JEFTÉ
Os amonitas apertaram o povo de Israel, especialmente pelo lado Leste, nas terras de Gade e de Manassés. Foi aí que Deus entrou com providência para mostrar para eles que ninguém deve ser desprezado por qualquer que seja sua origem ou cacterísticas físicas ou por ciúmes ou por inveja.Eles não tiveram outra opção a não ser ir atrás de Jefté, porque ele era o único, em sua época, que tinha perfil para aquele tipo de situação.
É incrível como todo aquele que tem uma chamada de Deus sofre perseguições, é mal compreendido e, algumas vezes, é forçado a fugir, para que se vejam livres dele(a).
Mas, se você é mesmo um escolhido, sua história não acaba aqui. Hoje você pode até estar chorando, mas amanhã você irá sorrir. Deus vai te levantar das cinzas e do pó. Deus vai fazer tudo o que tem te prometido. Você vai ver as mãos de Deus te ajudar. Quem te ver há de falar: Ele é mesmo um escolhido.
Aí, os hipócritas vão dizer que você nasceu prá vencer. Olha o que eles dizem: "Eu já sabia, porque você tinha mesmo cara de vencedor".
Mas, se Deus quer agir, nuinguém pode impedir... E assim, Deus vai criando o ambiente favorável ao seu sucesso!!!
04. JEFTÉ ESTAVA PRONTO PARA O KAYRÓS
O Kayrós é o tempo de Deus. Não é como o Kronus, o tempo que precisa ser agendado e perseguido pelo homem. O kayrós acontece...
Para todos nós haverá o kayrós. (Momento certo).A diferença entre uns e outros é que muitos, ao passarem pela prova, guardam em seu coração rancor e mágoa. No dia que o kayrós acontece, não estão preparados e chutam sua bênção.
Jefté estava livre do peso das mágoas. Ele compreendeu o agir de Deus em seu favor e não perdeu a oportunidade ímpar que a vida lhe ofereceu. No dia seguinte ele já era o comandante do exército de Gileade e líder de seus próprios irmãos...
A história de Jefté é bem parecida com a história de José do Egito, não é? - Pois é, a história vem se repetindo ao longo dos milênios. E, para nós, haverá um kayrós. Pode ter certeza disso. O seu dia já está na agenda de Deus...
Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na bênção vai se arrepender. Vai estar entre a plateia e você no palco...
O Senhor é aquele que "prepara uma mesa perante mim na presença de meus inimigos..." - É aquele que "unge a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda!!!"

Fica essa mensagem para você meu querido irmão. Não leia a história de Jefté apenas pela curiosidade de saber se ele matou ou não a sua filha. A Bíblia não é apenas um livro histórico. Ela é a carta de Deus com uma mensagem para nós. 
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Postagens populares

Minha lista de blogs

 
▲ TOPO ▲