O significado das sete tranças de Sansão?
A História de Sansão no antigo testamento é desenrolada em quatro capítulos, recheada de ensinos aplicáveis aos cristãos na sua individualidade, e às igrejas na sua coletividade mediante o Evangelho de Cristo. Por se tratar duma mensagem longa, se abstemos de relatar aqui todos os fatos dela; mas, apenas focar “Os significados das sete tranças de Sansão”.
Baseados nas Escrituras mostraremos que, toda causa tem seu efeito, assim sendo, a perca das SETE TRANÇAS de Sansão “DEPOIS”, foi exatamente o efeito negativo de, sete causas ocorridas“ANTES”; confira:
Texto áureo:
“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe AS SETE TRANÇAS DO CABELO DE SUA CABEÇA; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força”. Jz. 16:19.
Juízes 14:
1 E DESCEU Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos?
Ao escolher para si uma esposa filisteia, Sansão desprezou o conselho de seus pais, esquecendo-se que estava sob a lei e os profetas, sujeito ao 5º mandamento, que dizia: “Honra o teu pai e tua mãe... Êx. 20:12”.
Ao contrariar seus pais, Sansão incorreu no seu primeiro erro contra a lei de Deus, vigente na época. Erro tal, que contribuiu para perca de SUA PRIMEIRA TRANÇA ESPIRITUAL: “A DA OBEDIÊNCIA”. Aliás, o abecedário cristão não inicia com a letra "A", mas sim, com a letra "O", de OBEDIÊNCIA.
“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” 1Sm. 15:22
Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por DESOBEDECER AO PAI MAIOR: O DOS ESPÍRITOS
“Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos;não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?” Heb. 12:9
No entanto, essa Trança foi honrada até ao fim por Jesus Cristo - o Filho de Deus, na plenitude dos tempos...
Filipenses 2:
6 “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”.
A fim de edificar os fiéis há permanecer em obediência...
“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. Heb. 5:9
...E exortar os infiéis ao arrependimento, a obediência de Seu Evangelho.
“Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento". Lucas 5:32
...“E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos”. Jz. 14:3b.
Ao idealizar seu futuro ao lado da mulher filisteia, baseado unicamente EM SUA VISÃO NATURAL, Sansão tornou-se um cego espiritual, deixando o Reino de Deus em segundo plano em sua vida (Mat. 6:33); com isso, incorreu no seu segundo grande erro, perdendo em seguida A SUA SEGUNDA TRANÇA ESPIRITUAL : A DA VISÃO ESPIRITUAL – FÉ
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Heb. 11:1 – 2 Rs.6:17
Trança essa, também perdida por muitos cristãos e Lideres de Igrejas em nossos dias, os quais querem fazer a obra de Deus, baseada unicamente na sua VISÃO MATERIALISTA, considerando o povo de Deus em seu meio, apenas como número e cifras.
2Pe. :2
1 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores,que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.
Porém essa Trança, foi honrada pelo Filho de Deus em todo o seu mestrado...
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Heb. 12:2.
Juizes 14:
“10 Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.
11 E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele”.
Ao casar-se com a filisteia, Sansão também se aliou a seu povo pagão e idólatra, o que era terminantemente proibido pela lei, escolhendo justamente trinta companheiros filisteus para seu casamento; com isso, desprezou sua missão dada pelo anjo do Senhor no princípio, completamente contrária: Livrar Israel dos filisteus (Jz. 13:5).
Portanto, ao aliar-se aos filisteus, ele perdeu a sua TERCEIRA TRANÇA ESPIRITUAL: A DE SUA MISSÃO.
Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, que desprezam sua missão de pregar o Evangelho a toda a criatura (Mc. 16:15), para SE ASSENTAR NA RODA DOS ESCARNECEDORES.
“BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Sal. 1:1
Porém, essa terceira trança, foi honrada pelo Filho de Deus, ao cumprir Sua Missão salvívica na cruz, até o fim.
“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Joa. 19:30
“E FOI Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela” Juízes 16:1
Depois de seu casamento frustrado, por causa do descobrimento do enigma, dado por sua mulher aos filisteus (Jz. 14:12 a 20), Sansão mata trinta ascalonitas, lhes tira as vestes e as leva aos filisteus. Depois disso, ele tomou trezentas raposas e pôs fogo na seara dos filisteus. Na sequência foi amarrado pelos próprios israelitas e entregue aos filisteus, donde num lugar chamado Lei, o Espírito do Senhor se apossou de Sansão, que matou mil filisteu com uma queixada de jumento.
Tempos depois, Sansão desceu à Gaza e possuiu uma prostituta. Ele que, segundo a lei deveria cumprir o voto de nazariado até ao fim, separado para a obra de Deus, deixou-se contaminar por uma prostituta; ao fazê-lo ele perdeu A SUA QUARTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA SANTIFICAÇÃO.
“Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus”. Lv. 20:7
Trança essa, também perdida por muitos cristãos em nossos dias, muitos deles subindo aos púlpitos em impureza, sendo um mau testemunho para o Evangelho e um peso para a toda a igreja. Boa parte deles, infiéis ao casamento; outros se contaminando com várias prostituições, ou por meios naturais ou virtuais, esquecendo-se de preservar tão importante Trança: A da santidade.
"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo ". 1Ped. 1:16
Esquecendo-se ainda, que terão de dar conta de suas obras más, no último dia.
“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Apoc. 22:15
Por sua vez, essa quarta Trança foi honrada pelo Filho de Deus, sendo separado do pecado e do mundo (Joa. 16:33).
“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor”. Rom. 1:4
Juízes 16:
15 Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.
16 E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.
17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem”.
Depois de ser traído pela primeira esposa filisteia, no tocante ao enigma no dia do casamento (Jz. 14:16-17), Sansão tornou a revelar outro segredo, o mais importante de sua vida, O DE SUA FORÇA (Jz. 13:5) à segunda filisteia, Dalila.
Ao fazer isso, ele perdeu A SUA QUINTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA PRUDÊNCIA.
Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por NÃO SEREM PRUDENTES na edificação da sua casa espiritual.
Mat. 7:
24 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.
Porém, essa quinta trança foi honrada por Jesus, sendo prudente em seu testemunho de servo, diante de Deus e dos homens (Luc. 24:19); ensinando os cristãos, a conservação de tão importante trança:
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”. Mat. 10:16
“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe AS SETE TRANÇAS DO CABELO DE SUA CABEÇA; e começou a afligi-lo..." Juízes 16:19a.
Depois que revelou seu segredo a Dalila, Sansão em seguida deitou-se no colo da inimiga, esquecendo completamente de ser UM ISRAELITA VIGILANTE. Ao dormir num momento crucial de sua vida, Sansão perdeu A SUA SEXTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA VIGILÂNCIA.
Trança essa, perdida também, por muitos cristãos em nossos dias, POR NÃO VIGIAREM EM ORAÇÃO, contra o pecado que tão de perto nos arrodeia.
“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”. 1 tes. 5:6
Porém, essa foi outra importante Trança honrada por Jesus; tendo uma vida de completa vigilância em oração, ensinando os cristãos a conservação de tão importante trança:
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mat. 26:41
Juízes 16:
19b. “... E retirou-se dele a sua força”.
20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
Depois que a última trança de sua cabeça foi rapada, Sansão teve seus olhos vazados, tornando-se um homem comum, em trevas e com sete deficiências espirituais:
1-DESOBEDIENTE. 2-SEM VISÃO ESPIRITUAL - FÉ . 3- SEM MISSÃO. 4- SEM SANTIFICAÇÃO. 5- SEM PRUDÊNCIA. 6- SEM VIGILÂNCIA. 7- E SEM A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO.
Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por entristecer o Espírito Santo de Deus, com pecados não arrependidos.
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Efe. 4:30
O ARREPENDIMENTO E VITÓRIA DE SANSÃO:
Na prisão, amarrado com duas cadeias de bronze, os filisteus puseram Sansão para moer no moinho. Porém com o passar dos tempos, seus cabelos começaram a crescer novamente, então, ele lembrou-se o que Deus disse a Moisés (Dt. 30:1 a 3): Quando alguém pecasse contra a sua lei, e se arrependesse dos seus pecados, Deus o tornaria A LEVANTÁ-LO, conforme aconteceu.
Na prisão, Sansão se arrependeu, e no dia da grande festa do deus dos filisteus - Dagon, o Senhor se compadeceu dele e lhe restaurou a sua força. No templo, ele abraçou as duas principais colunas e as derribou por terra, matando uns três mil filisteus; cumprindo assim, a sua missão e a Palavra de Deus, dada pelo anjo no princípio a seus pais...
“...e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus Jz. 13:5b”.
De forma semelhante o Evangelho de Cristo garante hoje, a vitória aos que se arrependem de seus pecados.
Artigo de Jaime e Júlio – Curitiba Pr.
Deixe seu Comentário!