img-feed img-feed-email img-facebook img-twitter

Flores Raras


FLORES RARAS

                                         
Conta-se que havia uma jovem que tinha tudo, um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe rendia um bom salário e uma família unida.

O problema é que ela não conseguia conciliar tudo. O trabalho e os afazeres lhe ocupavam quase todo tempo e ela estava sempre em débito em alguma área. Se o trabalho lhe consumia tempo demais, ela tirava dos filhos, se surgiam imprevistos, ela deixava de lado o marido...

E assim, as pessoas que ela amava eram deixadas para depois até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente:

Uma flor muito rara, da qual só havia um exemplar em todo o mundo.

O pai lhe entregou o vaso com a flor e lhe disse: filha, esta flor vai lhe ajudar muito mais do que você imagina!

Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e, às vezes, conversar um pouquinho com ela. Se assim fizer, ela enfeitará sua casa e lhe dará em troca esse perfume maravilhoso. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.

Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.

Ela chegava em casa, e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto.

Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto!

A planta, antes exuberante, estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores murchas e as folhas amareladas.

A jovem chorou muito, e contou ao pai o que havia acontecido.

Seu pai então respondeu: eu já imaginava que isso aconteceria, e, infelizmente, não posso lhe dar outra flor, porque não existe outra igual a essa. Ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família.

Todos são bênçãos que o senhor lhe deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre viçosa, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.

Por fim, o pai amoroso e sábio concluiu:

Filha! Cuide das pessoas que você ama! 


* * *

E você, tem cuidado das flores raras que Deus lhe empresta, em forma de filhos, esposa, esposo, irmãos e outros familiares?

 Lembre-se sempre que seus amores são flores únicas que lhe compete cuidar.  

Problemas surgem. O trabalho pode ser feito mais tarde. Compromissos sociais podem ser adiados, mas os filhos dependem dos seus cuidados constantes para que não venham a fenecer...


Pense nisso! 


Cada pessoa é uma flor única...

Não há no universo outra igual...

O Divino cultivador as deposita em nosso lar, confiando-as aos nossos cuidados.

E para que essas flores raras possam perfumar sempre o ambiente, ofertando-nos sua beleza, é preciso que as podemos de vez em quando, e as reguemos todos os dias com gotas de afeto e compreensão.


Pense nisso, mas pense agora

Editor

Editor

José Adilson dos Santos





Frase

Procuramos por sabedoria em muitos lugares fúteis e sem valor. Mas achamos a maior sabedoria somente quando nos humilhamos intencionalmente diante de nosso incrível Deus, dando-lhe a reverência e louvor que merece.
Sobre mim 

Sexo: Masculino
Profissão: Teólogo
Local: Sarandi, Paraná, Brasil
Casado

Introdução

• Eu sou Pastor e Teólogo 
• Sou Protestante
• Professor de cursos Teológicos para:
• Igrejas
• Empresas
• Escolas


Interesses: Estou na Internet para comunicar o Evangelho de Jesus Cristo, com toda a liberdade de expressão,Meu contato é pr_adilson@outlook.com ou telefone 44-99764-6096

Filmes favoritos: Não há predileção (Preferência) desde que não sejam sensuais 

Músicas favoritas: Hinos evangélicos. Todos voltados aos louvores a Deus, cujas letras tenham o objetivo de edificar vidas espiritualmente.

Livros favoritos:  Primeiramente, os 66 do cânon bíblico. Depois, publicações da Editora Mundo Cristão, CPAD, Editora Vida, Editora Vida Nova, Editora Betânia. Etc.

Versiculos inventados no Pulpito

"VERSÍCULOS" INVENTADOS POR PREGADORES E USADOS POR OUTRAS PESSOAS

Contra heresias novamente, segue alguns "versículos" inventados e abaixo, os versículos bíblicos mais parecidos com as citações criadas:
Invenção: Venha assim como estás.
Bíblia: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37)
Invenção: "A palavra de Deus se renova a cada manhã."Bíblia: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. 23= Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." (Lamentações 3:22)
Invenção: "Dê um passo para Deus, que Ele dará dois passos para você."Bíblia: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração."
Invenção: "Deus tarda, mas não falha."
Bíblia: "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio (paciente) para com eles?" (Lucas 18:7)
Invenção: "Eu venci o mundo, e vós vencereis também."Bíblia: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33)
Invenção: "Não cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir."Bíblia: "Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o SENHOR, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o Senhor, o disse e o farei." (Ezequiel 17:24)
PS: Essa frase inventada como versículo consta no Alcorão, livro do Islamismo.
Invenção: "O cair é do homem, o levantar é de Deus."Bíblia: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Apocalipse 2:5)
Invenção: "Quem não vem por amor, vem pela dor."Bíblia: "Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra [...] Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos. (Salmos 119:67 e 71).
Cuidado ao falar algo e dizer "assim diz o Senhor", sendo que nem está na Bíblia. Vamos estudar e nos aprofundar mais na Palavra de Deus, isso sim é bom para nós.

O filho Pródigo

A parábola do filho pródigo

  
Uma das mais conhecidas parábolas do novo testamento é a parábola do filho pródigo. Nós a encontramos no evangelho de Lucas, onde, começando a partir de 15:11, nós lemos:
Lucas 15:11-24 
“E [o Senhor Jesus] disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.”
O Filho de Deus veio para encontrar e salvar o que se tinha perdido (Mateus 18:11). Aquele que vem até Ele nunca é lançado fora, diz a Palavra (João 6:37). Não importa o que se tenha feito ou não. Não importa qual seja seu passado. O que o Filho de Deus quer não é condenar, mas salvar (João 3:17). A compaixão do pai desta parábola é uma figura da compaixão do Deus Pai (Jesus disse a parábola em relação à alegria ocorrida no céu, quando um pecador retorna). Deus “quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4).
O filho desta parábola não poderia esperar pela morte de seu pai. Ele queria a propriedade naquele momento, embora seu pai ainda estivesse vivo. Uma vez que ele pôs as mãos nela, juntou tudo e partiu para um "país distante”. Quem sabe o que ele pode ter ouvido neste país. Propagandas, TV, rádio (se eles existissem) falariam por este país. Se ele tivesse muito dinheiro, ele poderia viver uma “boa vida” lá – a “boa vida” que a Palavra de Deus descreve em duas palavras: “vida pródiga”. No final, a bomba explodiu e aquele que outrora fora o “filho de um pai rico” tornou-se pobre e faminto. Sua fome na verdade era tanta que ele não tinha nada para comer – os porcos eram alimentados melhor do que ele!
E assim, alguma coisa crítica aconteceu: “e tornado em si, ele pensou” “Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.” O filho pródigo voltou para si próprio! O momento em que alguém “volta-se para si próprio” normalmente é o momento em que tudo vai bem, a não ser o momento em que, como ocorre com seu filho, ele não pode ter nem as bolotas de porco para satisfazer a sua fome. O filho portanto voltou-se para si próprio e tomou o caminho de retorno para sua casa. Todos os pensamentos que ele tinha eram corretos e justos: Depois do que ele fez, ele não tinha direito algum de ser chamado como um filho de seu pai. Ele havia comido o esforço de seu pai ao viver de maneira pródiga. Embora o pai o visse à distância. Isto mostra que ele estava observando a estrada. Embora o filho tivesse pegado sua herança e deixado o lar, o pai não estava indiferente. Ele estava esperando dia após dia pelo retorno de seu filho. Se pudesse encontrá-lo, iria implorá-lo para voltar - conforme o Senhor nos implora para que reconciliemos com Ele (2 Coríntios 5:20-21). O Pai estava esperando. Ele estava observando a estrada, e tão logo ele viu seu filho chegando, ele CORREU para encontrá-lo! Realmente, que figura tocante: Um pai correndo para abraçar e beijar um filho que consumiu sua propriedade por viver prodigamente. Contudo, isso não é o mesmo com Deus? Nós estávamos mortos em pecados e transgressões, crianças de ira, e embora Ele nos tivesse salvado, ele nos elevou juntos com Cristo e Ele nos sentou com Ele nos céus. Não por causa de nossos trabalhos (nós estávamos mortos) mas por causa de seu muito amor (Efésios 2:4). Como o pai da parábola, então Deus espera pela ovelha perdida, e quando se retorna, ele corre para abraçá-lo/la e beijá-lo/la. O pai perdoa e deleta todo o passado de todo filho que retorna. Ele não trará para julgamento qualquer crente, qualquer ovelha que retorne, porque o que se tiver feito pelo tempo se perderá. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17) diz a Palavra de Deus. Assim, o pai da parábola em vez de expulsar seu filho – como muitos pais fazem quando eles descobrem as rebeliões de suas crianças, ainda que eles possam ter se arrependido – em vez de colocá-lo em um período de julgamento, ele o abraçou beijou-o, e matou o bezerro mais gordo que ele tinha – tudo começou pela misericórdia. Similar é a alegria no céu quando um pecador retorna. O que o Senhor deseja não é a condenação do pecador. Se lhe for dito que Deus o espera com um .... cinto para castigá-lo, quando você retornar para Ele, por favor, ouça isto: Deus está esperando por você como o pai do filho pródigo. Ele espera por você e uma vez que ele vê você chegar, ele corre para abraçá-lo, beijá-lo e começar uma celebração brilhante para o seu retorno. “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lucas 15:7).

Saul vs. Davi

Saul vs. Davi


  

 Eu estava lendo recentemente como Saul se tornou Rei. Tudo ocorreu dentro de um espaço de tempo muito curto. Antes que ele mesmo entendesse o que estava acontecendo, ele se viu como Rei. Ele não tinha o perfil, ele não tinha as qualidades necessárias. Ele era um homem humilde no princípio. Ele nem sequer se atreveu a sair quando seu nome foi chamado (1 Samuel 10:22). Mas os filhos de Israel clamavam por um Rei. Eu aposto que eles não podiam esperar mais. Eles queriam um Rei e eles o queriam agora! Não admiro que Saul tenha terminado como terminou. A maioria de nós terminaria do mesmo jeito. Não saberíamos o que fazer, nosso orgulho se elevaria, e faríamos uma confusão ao redor não tendo os perfis e as qualidades necessárias. Não é questão de não saber o que fazer, mas ter o caráter de esperar e encontrar o que fazer. Parece a mim que Saul foi vítima da teimosia dos Israelitas. Mas quando Davi veio. Davi não veio como Rei. Ele tinha a palavra de Deus desde o início, mas então muitos anos se passaram e parecia que esta palavra nunca se cumpriria. Ele estava lutando nos desertos e nas montanhas e parecia que aquela palavra apenas lhe havia trazido problemas. Ele tinha perdido seus amigos, sua paz e seu contato com a família e tudo por causa da Palavra de Deus. Por que Deus disse aquilo a ele? Por que Deus não apressou em fazê-lo Rei? Por que Deus o tratou tão mal? Se alguém tinha perguntas sem respostas certamente era Davi. Mas então o dia escolhido chegou. Saul morreu e Davi tornou-se Rei. Ele levou muitos anos. Ele teve muitas frustrações. Ele teve muitas perguntas sem respostas. Ele teve muitos problemas nesse tempo. Ele podia ter morrido nesses anos. Sua vida foi continuamente ameaçada. Não foi certamente o que ele tinha sonhado sobre Deus, sobre sua vida e sobre o que Deus tinha lhe falado. E ainda assim seu propósito estava claro: após tudo isto, Davi está agora pronto para ser Rei. Ele não poria a perder. Pois ele foi treinado nos anos que esteve no deserto. Ele havia amadurecido. Seus desejos foram sujeitados à vontade de Deus e colocados nas mãos de Deus. Foi assustador tudo por que ele passou, mas também foi encorajador. Isto pode também ter acontecido em nossas vidas. Apenas questionamos por que isto, por que aquilo. Por que Deus não fez isso desde o princípio? Mas Deus quer nos fazer iguais a Davi para que possamos nos alegrar com o que ele nos oferece. Saul tinha o direito no início, porém ele o perdeu. Eu amo os caminhos de Deus, mesmo que às vezes seja doloroso, parecido com um deserto. Pois o deserto terá fim e uma nova vida há de se iniciar.

Tempos Difíceis

Tempos Difíceis


Os cristãos estão vivendo tempos difíceis. Descontentamento, decepção, desconforto, desencorajamento, desespero, depressão, divórcio, discórdia, desdém, desgosto, dissensão e desobediência são bastante comuns entre os que foram chamados para dar testemunho da glória de Deus e para refletir a imagem de Cristo. Muitos cristãos têm buscado conselheiros profissionais e psicólogos para ajudá-los a resolver os problemas da vida, mas esses problemas parecem estar aumentando.
Os "consumidores" cristãos carregados de problemas também podem escolher entre uma grande quantidade de produtos: livros, conferências e grupos de auto-ajuda – mas os problemas continuam se multiplicando. Quanto mais se trata dos problemas, mais as pessoas se tornam centradas neles. Até aqueles que tentam resolver os problemas da vida com princípios bíblicos, muitas vezes acabam se envolvendo tanto nesses problemas que não alcançam a raiz da dificuldade real. O tratamento dos problemas freqüentemente alcança somente os sintomas superficiais, apenas substituindo-os por outros sintomas. Alguns cristãos vivem de crise em crise. Outros carregam um peso que parece ficar mais e mais pesado com o passar dos anos.
Nunca houve tantos livros disponíveis para os cristãos na sua busca da família perfeita, do casamento perfeito e da vida perfeita. Não obstante, muitos cristãos falham em refletir a imagem de Cristo em sua família, no casamento e na vida. Será que as dificuldades que os cristãos enfrentam estão relacionadas com o fato deles estarem vivendo naqueles tempos difíceis sobre os quais Paulo alertou a Timóteo? "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas..." (2 Tm 3.1-2). A Edição Revista e Corrigida diz:"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos..."


As pessoas estão perecendo por causa do amor – do amor a si próprias. Elas foram ensinadas pelos especialistas modernos em psicologia que deveriam amar a si mesmas. Elas ouviram que, a menos que se amassem, elas não poderiam amar aos outros. Pregadores e outras pessoas bem-intencionadas fizeram ecoar as palavras: "você precisa se amar". Conselheiros e televangelistas insistiram: "Ame-se! Goste de si mesmo! Honre-se! Você merece!" Cada vez mais essas tentações de auto-comiseração ou exaltação do ego são sutil e facilmente aceitas pelas pessoas, pois o coração é enganoso (Jr. 17.9).
Mas, observe o que procede de pessoas que são "amantes de si mesmas". Esses homens "egoístas" são: "avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" (2 Tm 3.2-4).
Uma rápida observação das palavras que seguem "amantes de si mesmas" revela um estado de vida bastante pecaminoso, assim como atitudes e atos pecaminosos. Tal amor a si próprio é tão poderoso que os "amantes de si mesmos" são "mais amigos dos prazeres que amigos de Deus". E isso está em profunda contradição com o Grande Mandamento:"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.36-39).
Enquanto que os propagadores do amor a si próprio tentam ler um terceiro mandamento (ame-se a si mesmo) nessa passagem das Escrituras, Jesus deixou claro que estava falando de apenas dois mandamentos, pois disse: "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22.40). Não há nas Escrituras um mandamento para amar a si mesmo.



Os homens são infelizes e sofrem com os problemas da vida porque se tornaram "amantes de si mesmos" e "mais amigos dos prazeres que amigos de Deus". A inclinação pecaminosa do ser humano é amar a si mesmo mais do que a Deus e às outras pessoas. O egoísmo se agarra à natureza humana e produz inveja, luxúria, orgulho, arrogância, desrespeito por Deus, desobediência aos pais, falta de gratidão, engano, provocando tanto a paixão pelos seus próprios caminhos quanto a contenda por causa deles. Ele leva também a falsas acusações, que são exageradas, já que as pessoas têm sido encorajadas a culpar seus pais, as circunstâncias, e a qualquer outra coisa, menos a si mesmas, pela sua condição de vida.
Será que as pessoas estão tentando desenvolver-se, melhorando a si mesmas e às circunstâncias em que vivem, sem tocar na raiz do problema? Será que o amor a si próprio está escondido sob os mais benevolentes gestos e por trás das orações mais fervorosas? Que tipo de crescimento pessoal as pessoas estão procurando? O crescimento pessoal que vai aumentar sua auto-estima, ou o crescimento pessoal que envolve negar a si mesmo e tomar a sua cruz? O crescimento pessoal que vai confirmar o valor de seus próprios egos, ou o que as tornará semelhantes à imagem de Cristo?
Ambas as formas de crescimento, tanto a que se inclina para o amor a si mesmo quanto a que se inclina para amar a Deus, têm um custo elevado. Amar a si mesmo mais do que amar a Deus leva a uma perda espiritual, mas amar a Deus com todo o seu ser leva a negar o "eu" e faz com que o efeito mortal da cruz se faça sentir contra o velho homem (aquele "eu" ao qual muitos de nós ainda estão agarrados e amam), que deve ser considerado morto (Rm 6).
Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?" (Lc 9.23-25).
O mesmo Deus que salva e santifica também ordenou que as boas obras sejam uma conseqüência natural da Sua obra: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.8-10). Essas boas obras incluem amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e a obediência a Ele, pois o amor a Deus é expresso obedecendo-Lhe e amando-se uns aos outros. Uma pessoa não é salva nem se santifica pelas boas obras. Entretanto, as boas obras são conseqüência do que Deus já fez e continua a fazer. Por isso, Paulo diz: "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2.12-13).
Além disso, todas essas coisas devem ser feitas sem murmurações nem contendas (Fp 2.14), ou seja, sem reclamar ou discutir com Deus sobre as circunstâncias da vida e como proceder na presença dEle.
Por toda a caminhada cristã há o despojar-se dos velhos caminhos (do velho homem com suas paixões enganosas) e o revestir-se do novo homem, "criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Ef 4.24).
Essa é a caminhada diária do cristão. Despojar-se do velho homem é o equivalente a negar a si mesmo, e revestir-se do novo homem envolve tomar sua cruz e seguir a Cristo.


Se bem que muitos cristãos podem concordar em princípio, quantos estão fazendo isso diariamente, momento após momento? Quantos de nós estão confiando no Senhor o suficiente para tomarmos a nossa cruz, reconhecendo-O em todos os nossos caminhos e deixando-O afastar-nos do amor-próprio para amá-lO de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de toda a força, amando-nos uns aos outros tanto quanto nós  nos amamos a nós mesmos? Cada dia é cheio de oportunidades para amar a Deus ou para amar o "eu" em primeiro lugar. Qual vamos escolher? (Martin e Deidre Bobgan, PsychoHeresy Awareness Letter 3-4/2000 – traduzido por Jarbas Aragão -

O homem, a Mulher, a Igreja e a Sociedade



"...Que é o homem, para que te lembres dele?
e o filho do homem, para que o visites?
Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste;
de glória e de honra o coroaste.
Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos;
tudo puseste debaixo de seus pés"
Salmo 8: 4-6




O tema sugere as seguintes perguntas: Por que o homem não tem ocupado significativamente seu lugar na igreja? Por que o homem tem perdido seu espaço na sociedade? Por que, com o passar dos anos, as mulheres têm assumido maior destaque na sociedade e as igrejas, em sua grande maioria, são compostas de mulheres? Vamos analisar o assunto:


Considerando o homem:


         O lugar do homem no plano de Deus

A Bíblia traz dois textos que deixam claro que o plano de Deus para o homem é governo, ou seja, comando administrativo de todas as obras do Criador: o texto citado acima e o de Gênesis 1.26, como segue: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra".


        O lugar do homem na família

Do ponto de vista das Escrituras, o homem é:

Administrador - Tem sobre si a responsabilidade de conduzir, orientar e coordenar a vida familiar, sendo o administrador "porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo", Ef 5: 23;

Provedor - "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás", Gn 3: 19;

Sacerdote - Responsável pela vida espiritual do lar. "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te", Dt. 6.6, 7.


        O lugar do homem na igreja

O lugar do homem na igreja é o da liderança espiritual e o comando administrativo da obra do Senhor, Jo 20: 21. "Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei", Tt 1.5. Paulo, visando à organização e ao desenvolvimento administrativo da igreja em Creta, dá instruções específicas a Tito, para que estabeleça homens como líderes. Outra vez encontramos Deus entregando o governo às mãos do homem.


Considerando a mulher:


         O aspecto estrutural feminino na modernidade

A estrutura familiar: Está abolido, na visão da sociedade e também pela própria legislação brasileira, o sistema patriarcal, onde o marido é o cabeça da família (chefe do lar). Com essa igualdade, a mulher se tornou mais independente. Assumiu um papel mais livre na condução dos destinos de sua própria vida e família.

A estrutura social: Com o movimento de liberação (Libertação Feminina, nos anos 70), a mulher saiu, com mais força ao mercado de trabalho, buscando ocupar seu espaço na sociedade em igualdade de direitos com o homem.

A estrutura religiosa: Muitas vezes por omissão ou por desinteresse do homem, os espaços na igreja, a exemplo da própria sociedade, vêm sendo cada vez mais ocupados pelas mulheres.


           O aspecto emocional feminino

A sensibilidade feminina é um dos fatores que pode, de uma forma melhor, explicar o número acentuado de mulheres na igreja. As múltiplas circunstâncias geradas por esta nova ordem social que tanto afligem homens como mulheres as têm levado com mais frequência à busca de soluções dos mais diversos percalços junto aos templos.

Oprimidas por problemas matrimoniais, abandonadas afetivamente, com filhos em crise, afetadas em sua saúde ou desprovidas de recursos financeiros, são elas que correm em busca de recebimento de auxilio divino. Sendo o evangelho a resposta de Deus para todos, elas o têm buscado com maior frequência e permanecido em suas fileiras, pelas respostas recebidas na igreja.


          Aspecto da formação cultural feminina

Por serem mais abnegadas e dedicadas àquilo que fazem e por possuírem um espírito mais quebrantado e ensinável que o homem, por não desistirem com facilidade de suas metas e objetivos, a mulher tem galgado, a cada dia, novas posições, tanto na política, na sociedade, na segurança, no ensino, na igreja e no mercado de trabalho em geral, que antes eram apenas dos homens.


Como celebrar um noivado evangélico


Como celebrar um noivado evangélico



                                                               
Se Preparando para Sair da Casa dos Pais.
Por pastor José Adilson dos Santos
1- “(Gênesis 2:24) – Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
2- “(Mateus 1:18) – Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”
O que é o Casamento? é a união definitiva de duas Pessoas.
O que é o noivado? É um tempo de preparação para a união definitiva de duas pessoas.
As palavras “noivo” e “noiva”, achadas muitas vezes nas Escrituras referem-se aos casais “DESPOSADOS”, que era na cultura dos judeus o estado antes do casamento semelhante ao “noivado” da nossa cultura (Is 62:5).
O “desposado” era reconhecido perante a lei e somente podia ser desfeito no caso de infidelidade sexual que podia ser punida com até a morte dos culpados (Dt 20:7; 22:23-29, Mt 1: 19).
Antes de um casal decidir noivar, cada um tem a oportunidade de observar se está disposto a uma vida de entrega, de renúncia e de dedicação ao outro. Precisam saber se essas características já estão presentes, ou se, ao contrário, as motivações para o casamento são egoístas e autocêntricas, em que cada um apenas “busca os seus próprios interesses”.
Nenhum casal deve noivar até que os dois estejam seguros de que seu propósito é permanente.
O tempo do desposado durava mais ou menos um ano e durante este tempo o rapaz era dispensado do serviço militar (Dt 20:7) e o casal podia arrumar sua morada futura e geralmente a noiva fazia a sua veste nupcial
noivado é metade do caminho entre o namoro e o casamento
A importância do noivado para o cristão
Existem muitos motivos para que o noivado seja mantido entre os cristãos, embora os costumes tenham mudado no que se refere aos dotes e outras práticas. Vejamos:
1)O noivado é um modo de formalizar um compromisso. Sabemos que o ser humano tende a falhar em suas promessas, e o noivado firma as promessas do namoro diante de Deus, da igreja e da sociedade.
2)O noivado evita a irresponsabilidade por parte de ambas as partes envolvidas no relacionamento e estabelece um limite no tempo de namoro.
O namoro serve para confirmar o relacionamento e o noivado para afirmar esta confirmação
Ser noivo significa afirmar que já fizeram a escolha definitiva e que estão assumindo um compromisso de, em breve, se casar.
Preste atenção: Durante o namoro vocês se conheceram e viram que era isso mesmo o que queriam e que Deus havia aprovado, agora estarão noivando para confirmar diante da igreja a decisão que tomaram, assumindo publicamente este compromisso. Eis aí um dos motivos pelo qual terminar um noivado é algo bastante sério.
3)Na sociedade não existe mais o noivado por causa da falta de compromisso, na igreja ele é mantido por causa do testemunho cristão!
Como os noivos devem se comportar até o dia do Casamento?
Neste período deve ser mantido a santidade do casal. A vigilância deverá ser maior ainda, principalmente pelo fato de ambas as partes já terem decidido a respeito do casamento.
Quando olhamos para o noivado a luz da Bíblia, percebemos que ele é usado como figura do relacionamento entre Cristo e a Igreja (ver todo o livro de Cantares. Exemplo: Ct 4.8-12).
Neste relacionamento existem elementos importantes:
1. Jesus vem buscar uma noiva santa (Mt 25.1-6) –
2. O noivo também é santo (Jesus é Santo!)
3. Cabe a todos zelar por está santidade (II Co 11.2)
Os pais zelam pela santidade dos filhos, não permitindo certas atitudes; o pastor zela pela santidade na igreja.
D)Jesus não abandonará a sua noiva, Cristo virá nos buscar, assim os noivos devem honrar o seu compromisso.
Você poderia imaginar Jesus “dando um cano” na igreja? Você poderia imaginar Jesus não honrando os seus compromissos e as promessas que fez a sua noiva? É impossível Jesus nos abandonar!
Is 62.5; Ap 19.7; 21.2; 22.17
A Espírito Santo e a noiva diz: Vem! Ela deseja casar!
Já imaginou o noivo respondendo: Quem sabe venho, ou então, deixa para daqui a alguns anos.
Absolutamente não! O noivo diz: Certamente! E tem mais: Cedo venho!
Conclusão:
Daqui a um determinado tempo, vocês se casarão. Procurem então se preparem para deixar o lar, os pais e viverem uma vida abençoada por Deus, Juntos.
Agora é o tempo de a noiva preparar o enxoval. A noiva fica imaginando sua casa.
Agora é tempo de o Noivo preparar um teto (moradia) e saber como vai sustentar a noiva.
Agora é o tempo dos pais da noiva se acostumarem com a idéia de que a filha vai morar longe deles
Agora é o tempo dos pais do noivo se acostumarem com a idéia de que o filho vai constituir família e vai morar longe deles.
É isso o noivado é um tempo de preparação para a sair de casa.
Deus abençoe a todos


Porque Davi pegou 5 Pedras e não 1?

Porque Davi pegou 5 Pedras e não 1?


(I Samuel 17:40)

       

Se Davi só precisou de uma pedra para derrubar Golias, porque ele pegou 5?

Possíveis argumentos

- Será que ele fez previsão de erros do tipo  “... se eu errar a 1ª, tenho mais 4...”?
(Se assim fosse com certeza ele pegaria muito mais de 5 pedras!)
- Será que ele se achou muito bom:  “- não é possível que em 5 eu não acerte, pois sou muito bom nisso!”

Resposta

Nenhum dos argumentos acima, pois a Bíblia não comporta suposições e tentativas; toda a Palavra de Deus é profética e revelada. Em cada fato há um ensino para nossa vida espiritual.
Por ser um homem segundo o coração de Deus, Davi foi movido pelo Espírito de Deus à pegar àquelas 5 pedras, mas nem mesmo Davi tinha consciência do porquê 5.Ele não calculou nada , simplesmente desceu ao ribeiro, pegou as pedras e foi ao campo de batalha.

1º Grande ensino

 Onde Davi pegou as pedras?

PEDRAS = Simbolizam as armas espirituais  (“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” - 2 Coríntios 10:4)

Não foi no chão, mas no ribeiro, mostrando que as armas espirituais se alcançam na profundidade.

1ª Batalha 

O  Gigante Golias

O texto bíblico dá ênfase ao tamanho e à força de Golias.
No campo espiritual representa a 1ª grande batalha à ser vencida; a batalha contra a CARNE.

Contra a carne se luta à distância: se Davi travasse uma luta corpo-a-corpo com o gigante com certeza ele seria morto; primeiro porque ele não tinha treinamento militar,ao contrário de Golias, que era especialista em táticas de combate.
Tem coisas que a Bíblia nos orienta à fugir (I Cor.6:18 ;10:14; ITim.6:11).
Esse é o erro de muitos, pois acham que por terem um titulo uma função, um cargo na Igreja, nunca irão cair, e se acham no direito de brincar com a carne, e acabaram se envolvendo em adultério, negócios ilícitos,etc...
Carne se vence de longe, é sem contato, é com jejum e oração.
O tempo passou, Davi cresceu... e chega o momento de profeticamente usar as outras 4 pedras:

“Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que  Davi se cansou.” (2 Samuel 21:15)

Veio o esgotamento, e os filhos de Golias se levantam contra Davi.

Foram exatamente mais 4 gigantes:


ISBI-BENOBI:  Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi”( 2 Samuel 21:16)

SAFE:  E aconteceu depois disto que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era dos filhos do gigante” ( 2 Samuel 21:18)

GOLIAS: Esse tinha o mesmo nome do pai. “Houve mais outra peleja contra os filisteus em Gobe; e El-Hanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu Golias, o giteu, de cuja lança era a haste como órgão de tecelão” (2 Samuel 21:19)

SEM NOME: 6 dedos em cada mão e pé. Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um homem de alta estatura, que tinha em cada mão seis dedos, e em cada pé outros seis, vinte e quatro ao todo, e também este nascera do gigante” (2 Samuel 21:20).

“Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos”.
(2 Samuel 21:22)

Profeticamente, Davi usou as 5 pedras.Assim também amados leitores,as batalhas na vida do servo de Deus são constantes,por isso devemos encher nosso alforje (nosso coração) com as armas espirituais (através da  oraçãolouvorjejum, busca ao Senhor pelas madrugadas, leitura e consulta à Palavra de Deus) para que assim,quando vier  a prova, teremos “pedra no alforje”.
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Postagens populares

Minha lista de blogs

 
▲ TOPO ▲