A Influência de Sodoma na Vida de Ló
Uma das passagens mais estranhas de
toda biblia é relatada imediatamente antes da destruição das cidades de Sodoma e
Gomorra.
Dois dos três anjos que anteriormente
visitaram Abraão, agora chegam à porta de Ló em Sodoma.
E Ló os recebe com hospitalidade e os
oferece proteção, convidando-os a entrarem em sua casa.
E não demora muito para que os maus e
grandemente pecadores habitantes de Sodoma cercassem a casa de Ló, demandando
que os seus visitantes fossem entregues nas mãos da multidão, para que fossem
por eles abusados sexualmente.
“E antes que se deitassem, cercaram a
casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho;
todo o povo de todos os bairros” Gênesis 19:4
Buscando proteger seus hóspedes do
iminente perigo que os cercava, Ló tenta negociar com os habitantes de Sodoma,
oferecendo suas filhas em lugar dos dois varões que com ele estavam.
“Eis aqui, duas filhas tenho, que
ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for
aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à
sombra do meu telhado” Gênesis 19:8
Os sodomitas recusaram a oferta e se
preparavam para invadir a casa, quando milagrosamente os anjos os ferem com
cegueira, e dizem para Ló que para proteção de sua família e dele mesmo, eles
teriam que deixar a cidade.
Ló ofereceu abrigo e proteção a
estranhos, mas quis dar suas próprias filhas para serem abusadas pela multidão.
É aí que os problemas começam a aparecer nesta história. Como, pois,
entenderíamos esse comportamento bizarro de Ló? Será que este episódio nos
fornece alguns flashes sobre a personalidade e a alma de Ló?
A história de Ló é uma daquelas onde
uma leitura cuidadosa do texto bíblico revela significâncias que passam
facilmente despercebidas. Se nós olharmos a vida de Ló desde o início da sua
jornada com Abraão, veremos que um padrão trágico começa a surgir desde lá.
Esse padrão continua a se desenvolver
nos capítulos seguintes do Gênesis, e vão nos ajudar a compreender melhor esta
jornada temerosa da vida de Ló.
Nossa história começa a partir do
ponto em que Abraão e seu sobrinho se separam. Por causa da contenda que houve
entre os seus pastores e os pastores de Ló, o patriarca de Israel responde:
“E disse Abrão a Ló: Ora, não haja
contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque
somos irmãos” Gênesis 13:8.
“Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda” Gênesis 13:9.
“Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda” Gênesis 13:9.
Podendo escolher qualquer parte da
terra de Canaã, “levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do
Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e
Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra
em Zoar” Gênesis 13:10.
Ló escolheu a planície verde e fértil
do Jordão, a Torá declara que ele “e armou as suas tendas até Sodoma” Gênesis 13:12. Dois elementos neste verso nos chamam a
atenção:
·
1. A biblia usa o verbo , “e ele
armou suas tendas”, “acampou” para descrever o tipo de ligação ou relação
que Ló tinha com a terra próxima de Sodoma.
As duas palavras normalmente usadas para indicar residência em um local são , “viver”, que tem a conotação de uma residência permanente, e a outra é “habitar”, que traz uma conotação de residência temporária.
Aqui no entanto, a bíblia usa um termo ainda mais temporário “armar tendas”, “acampar”, porque seria assim?
As duas palavras normalmente usadas para indicar residência em um local são , “viver”, que tem a conotação de uma residência permanente, e a outra é “habitar”, que traz uma conotação de residência temporária.
Aqui no entanto, a bíblia usa um termo ainda mais temporário “armar tendas”, “acampar”, porque seria assim?
·
2. A palavra hebraica “até” é implicitamente ambígua e seu uso aqui
parece estranho. Os rabinos nos falam que pode significar duas coisas, dependendo do
contexto. Esta palavra pode significar “até”, com a conotação de inclusão, e algumas vezes pode significar “até”, mas sem a conotação de inclusão.
Afirmando que Ló armou suas tendas “até Sodoma”, a bíblia deixa a situação deliberadamente vaga. Ló
está do lado de fora ou dentro de Sodoma? É algo que não está muito claro no
texto.
A bíblia utiliza deste estilo não usual
para transmitir o senso de ambivalência que vinha da parte de Ló, em
consideração ao tipo de relacionamento que ele mantinha com a cidade de Sodoma.
Os motivos dessa ambivalência vão se tornando claros à medida que lemos as
próximas sentenças desta passagem.
“Ora, eram maus os homens de Sodoma,
e grandes pecadores contra o Senhor” Gênesis 13:13.
Ló está ciente da verdadeira natureza
dos habitantes da cidade e ele conscientemente acampa em suas fronteiras. Ele
literalmente tem “um pé dentro e um pé fora da cidade”. Ele acredita que pode viver próximo aos limites
da cidade sem ser afetado pela sua maldade.
Um capítulo depois, encontramos Ló
quando ele é levado cativo durante uma guerra envolvendo Sodoma:
“Também tomaram a Ló, que habitava
em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se” Gênesis 14:12.
A aparente supérflua frase, “e ele estava
habitando em Sodoma”, mostra na verdade
uma importantíssima transformação na vida de Ló. Neste ponto da história, Ló
não está mais vivendo próximo às fronteiras da cidade, mas dentro de Sodoma.
Anteriormente, ele estava duvidoso,
ambivalente em relação a cidade, mas agora Ló já aparece confortavelmente com
cidadania completa, dentro da cidade de Sodoma.
E finalmente, nós encontramos Ló
novamente cinco capítulos depois, na ocasião em que dois anjos o visitam em
Sodoma. E a Torá introduz o texto com a seguinte afirmação:
“E vieram os dois anjos a Sodoma à
tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e
vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra”
Gênesis 19:1.
Isto é algo que pode passar
facilmente despercebido, mas o Gênesis está transmitindo uma mensagem muito
significante com as palavras “nos portões de Sodoma”.
Apenas pessoas específicas tinham o
privilégio de se assentar à porta das cidades nos tempos bíblicos: Os anciões e
os representantes oficiais da população.
Agora, a transformação de Ló está
completa. Ele se mudou das laterais da cidade para o seu centro. Ló é um respeitado
Ancião da grandemente pecadora cidade de Sodoma. O homem que achou que podia
resistir à maldade da cidade, agora está intimamente ligado a ela.
Com este padrão de transformação,
como pano de fundo, podemos agora começar a entender o inexplicável comportamento
de Ló quando foi confrontado com a ameaça da multidão que cercava a sua casa.
Ló não era um homem mau, mas era um
homem fraco. E sua maior imperfeição foi não reconhecer a sua própria
vulnerabilidade. Ele acreditava que poderia lidar com as tentações de Sodoma.
Mas sem perceber, ele já tinha sido fatalmente transformado pelo ambiente
pecaminoso da cidade em volta de si.
Isto é um testemunho bíblico de que
não se pode viver em torno de Sodoma, sem ser por ela afetado.
No momento mais crítico de sua vida,
Ló apresenta um comportamento bizarro, um homem tentando reconciliar o
irreconciliável. Por outro lado, ele está tentando manter as tradições de
hospitalidade que aprendeu com seu tio Abraão.
Ele recebe bem seus hóspedes, está
disposto a fazer qualquer coisa para protegê-los. Mas ao mesmo tempo, ele
reproduz para si mesmo a forma de pensar e agir do horrível mundo de Sodoma,
oferecendo suas próprias filhas para serem abusadas pela multidão de homens
malvados da cidade.
E veja que a reprodução do
comportamento dos habitantes de Sodoma não fica restrita somente a Ló, mas é
algo que influência toda a sua família. Sua esposa (que foi transformada em uma
estátua de sal) demonstrou o quanto estava ligada à cidade, olhando para trás,
mesmo sabendo que desobedeceria uma ordem direta de Deus.
Suas filhas seguindo o “modus
operandi” sodomita, embebedaram seu pai para terem relações incestuosas,
proibidas com seu progenitor, em uma das passagens mais bizarras da bíblia.
“E a mulher de Ló olhou para trás e
ficou convertida numa estátua de sal” Gênesis 19:26.
“E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou” Gênesis 19:33.
“E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou” Gênesis 19:33.
Ló falhou porque pensou que poderia
viver em dois mundos ao mesmo tempo, dois mundo que não podem sequer coexistir.
Esse é o ensinamento que as escrituras nos trazem por meio da história da
transformação de Ló. Nós devemos ter consciência da influência que o mundo ao
nosso redor pode ter em nós mesmos.
E devemos rejeitar todos os elementos
desse mundo que são incompatíveis com os padrões que as sagradas escrituras
estabeleceram para os filhos de Deus.
É somente através da vigilância é que
poderemos escapar do triste destino de Ló.
“Vigiai e orai, para que não entreis
em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus
26:41
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